Biotina para que serve? o que é?

A Biotina é conhecida também como vitamina B7 e é uma das vitaminas do complexo B. Essa vitamina é uma das principais para a saúde dos cabelos e da pele. Ela já foi conhecida como coenzima R e vitamina H. Essa vitamina é solúvel em água e por isso não é armazenada pelo corpo. Ela é muito importante para o corpo e benéfica para a saúde em geral.


As enzimas conhecidas como carboxilases necessitam da Biotina. Por conterem Biotina, essas enzimas participam de vias metabólicas importantes como a produção de ácidos graxos e glicose. A forma de consumo mais aceita é a de 5 microgramas por dia para bebes e 30 microgramas para adultos.


Geralmente, a deficiência de Biotina no organismo é muito rara. Muitas vezes, o perfil de pessoas que mais são afetadas com a deficiência de Biotina são mulheres grávidas. Pessoas que ingerem uma quantidade muito grande de ovos crus também podem sentir a escassez de Biotina no organismo. Mas para que isso venha a acontecer, a pessoa tem que ter ingerido uma quantidade muito grande e por um longo tempo.


Geralmente, a Biotina é associada com a saúde capilar e é muito utilizada para o crescimento saudável do cabelo. Estudos também apontam que a falta de Biotina pode resultar em queda de cabelo e até mesmo calvície precoce.

Biotina cabelo

A Biotina tem inúmeros benefícios para o corpo humano, mas um dos que foram citados é a saúde capilar. Essa vitamina auxilia na produção de queratina, proteína importantíssima para a composição dos cabelos. Além dos benefícios para a saúde dos cabelos, a Biotina auxilia no metabolismo de diversos nutrientes que ajudam a manter a saúde da pele, couro cabeludo e fios de cabelos fortes e saudáveis.


Confira alguns benefícios da Biotina para os cabelos:

  • Aparência rejuvenescida e saudável aos cabelos;
  • Reparação da espessura dos fios;
  • Prevenção do surgimento de fios brancos;
  • Crescimento de fios mais fortes e resistentes;
  • Prevenção da queda dos cabelos;

Algumas pessoas podem sentir menos os efeitos da Biotina, principalmente pessoas que tem alopecia androgênica, ou seja, calvície por fatores genéticos. Pessoas que usam bonés também podem prejudicar a saúde dos fios, bem como fumantes.

Biotina Bula e preço?

A bula da Biotina comprada em capsulas explica a utilidade do composto para os cabelos, conforme falado nos tópicos acima.

Também se recomenda o uso do produto da seguinte forma: a ingestão de 1 comprimido de 5 mg, 2 a 5 vezes por dia, dependendo do problema a tratar. Assim, antes de tomar a Biotina, é recomendável consultar um dermatologista ou um clínico geral para saber qual é a dosagem ideal para cada caso.

  • Indicações

A Biotina é indicada para o tratamento de unhas fracas, queda de cabelo, caspa e pele seca.

  • Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da Biotina incluem náuseas, irritação do sistema gastrointestinal e diarreia.

  • Contraindicações

A Biotina não é recomendada para grávidas, mulheres lactantes, idosos, crianças com menos de 12 anos e pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

  • Preço da Biotina

O preço da Biotina varia muito. Dependendo do lugar comprado, pode estar na faixa de R$ 10 a R$ 100 reais.

Tudo vai depender da quantidade de cada embalagem e do conjunto de vitaminas incluídas no suplemento.

Biotina engorda?

Será que a Biotina engorda? Alguns estudos foram realizados para saber se a Biotina engorda ou emagrece e os resultados ainda estão sendo estudados. Porém, é digno de nota que suplementos que contém Biotina aceleram o metabolismo e isso contribui para a perda de peso.


Então, a conclusão óbvia que podemos chegar é que a deficiência de uma vitamina do complexo B em nosso organismo pode resultar em um metabolismo lento e fraco. Um metabolismo fraco pode provocar vários tipos de problemas diferentes em nosso organismo, como o ganho de peso.


Ao contrário do que se pensa, a Biotina não promove o ganho de peso, apenas acelera o metabolismo, e isso de certa forma auxilia indiretamente na perda de peso.

Biotina efeitos colaterais:

Alguns efeitos colaterais podem ser observados com a ingestão de Biotina, tais como:

  • Erupções cutâneas;
  • Problemas renais;
  • Problemas com liberação de insulina;
  • Acne e Problemas digestivos;

Como ainda estão sendo feitos estudos sobre a Biotina no organismo, ainda não se sabe se é seguro ingerir altas doses e qual é o seu efeito em longo prazo. Existe ainda um relatório que comprova que a Biotina também pode interferir em resultados de exames, imitando doenças graves.


Também seu uso não deve ser incentivado para mulheres grávidas, que estejam amamentando, pessoas em condições de enfermidade e idosos.
Por isso que aqui no site recomendamos o uso do CAPLEM.

Esse composto é muito utilizado por pessoas de várias idades e tem feito a diferença na vida de muitas pessoas com uma fórmula 100% natural e sem efeitos colaterais que querem evitar a calvície ou restaurar fios que já foram perdidos.